segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Workshop

Realizou-se no dia 25 de Novembro. na EB2/3 Dr. Francisco Gonçalves Carneiro, um workshop subordinado ao tema: Tecnologia e Inclusão na Educação Especial
Apesar da hora e de decorrer simultaneamente em Vila Real uma manifestação de professores a adesão foi grande, o que mais uma vez veio demonstrar o interesse e empenhamento dos professores. É ainda de realçar a presença de psicólogos, auxiliares de educação educativa e de docentes e educadores que não estão directamente ligados à educação especial.
O Dr. Secundino Correia, em representação da Cnotinfor, apresentou algum do software e hardware disponível para facilitar a comunicação e a aprendizagem com crianças e jovens com NEE, sensibilizou os presentes para a utilização desses recursos como facilitadores de comunicação/integração dos utentes
Relativamente ao software destacamos “Escrita com Símbolos” que é um processador de símbolos e de palavras, grelhas de escrita e grelhas interactivas de comunicação
O Invento é uma ferramenta de edição para construir e imprimir cartazes, folhetos, livros, materiais pedagógicos, quadros de comunicação, de uma forma simples e rápida.
Inclui um sintetizador de voz em Português Europeu (Madalena) de excelente definição que permite ler tudo o que está escrito. Destina-se a ser utilizado por crianças, jovens e educadores/professores (Ensino Básico, Secundário e Educação de Adultos).
O Aventuras 2 é um Software interactivo, inclusivo e funcional desenhado para favorecer o desenvolvimento de competências de leitura e escrita. Totalmente configurável para responder às potencialidades de cada utilizador, é o programa adequado para uma iniciação à Língua Portuguesa, especialmente desenhado para uma utilização inclusiva.
Trata-se de um ambiente aberto que permite ao utilizador ir construindo um portfólio (um caderno personalizado) para trabalhar com textos, frases, palavras, sílabas, desenhos e sons que, de certa forma, é o espelho do conhecimento que o utilizador possui acerca da língua escrita.
Incorpora um sintetizador de voz em Português Europeu (Amália) de excelente definição para sinalização sonora imediata de tudo o que se escreve, o que constitui uma funcionalidade de elevado valor pedagógico.
Adequa-se a utilizadores em situações clínicas de reaprendizagem ou a pessoas com deficiência mental e dislexia, maioritariamente crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais.
No que se refere à exploração de periféricos de acessibilidade destacamos os ratos adaptados (roller plus – joystick, roller plus – trackerball, smart nav), os comutadores e manípulos, os auxiliares de comunicação e os switch boxes .
Agradeço a presença de todos mas duma maneira especial, desculpem os outros, os colegas que vieram de Amarante, Vila Real, Murça e Montalegre.
Quero também agradecer à Cnotinfor, pois sem a sua disponibilidade este workshop não se teria realizado.

Sem comentários: