terça-feira, 23 de outubro de 2012

FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DO TECLADO DE COMPUTADOR, “MEKANTA”

A "Dirección de Educación, Empleo y Promoción Cultural" da ONCE (Espanha) construiu uma ferramenta de aprendizagem do teclado de computador para crianças cegas ou com deficiência visual, a partir dos cinco anos, que se chama “MEKANTA”.
Este recurso multimédia bastante acessível ensina a utilizar de forma correta o teclado do PC de um modo interativo e divertido.

“MEKANTA” é uma aplicação motivadora e dirigida, de forma a ser manipulada de forma autónoma. Além do mais, é inclusiva, já que pode ser utilizada por todas as crianças, tanto aqueles que presentam deficiência visual como por todos os outros.
O programa oferece um centro de interesse comum (a selva) que motiva o utilizador a conhecer as diferentes zonas do teclado. A metodologia utilizada serve para trabalhar com uma técnica de aprendizagem correta. Por um lado, a necessária segmentação e independência de dedos e, por outro lado, o controle da  correta posição dos dedos nas respectivas teclas da fila guia e da barra. O desenho responde a uma metodologia específica que respeita o desenvolvimento psicomotor e as necesidades educativas da deficiência visual, desde os primeiros níveis etários.
Para facilitar a sua utilização tanto nos centros escolares como nos domicílios particulares dos alunos, o "MEKANTA" pode descarregar-se gratuitamente da página Web da "ONCE" no  sítio “recursos educativos”:
Descarga MEKANTA
Fonte: ONCE http://cidat.once.es/home.cfm?id=1141&nivel;=2

Sem comentários: