domingo, 26 de abril de 2009

André

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Dia Internacional do Livro
No passado dia 23 de Abril festejou-se o Dia Internacional do Livro. O CRTIC de Chaves associou-se às actividades promovidas pela Equipa da Biblioteca colaborando na exposição realizada na Biblioteca sobre a escrita em Braille e na palestra sobre o mesmo tema que contou com a valiosa participação do nosso colega José Armando, professor de História na EB2/3 Nadir Afonso, que aos 7 anos de idade numa brincadeira com outras crianças ficou cego.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

domingo, 19 de abril de 2009

Teclado de Conceitos


Um programa que tem sido utilizado com sucesso no programa de literacia emergente - pelas potencialidades que apresenta e pela flexibilidade na sua programação - é o teclado de conceitos “Intellikeys” (http://www.intellitools.com/) que está adaptado à língua portuguesa e que se tem revelado um instrumento de apoio pedagógico muito útil. O “IntelliKeys” é um teclado de conceitos programável, sensível ao tacto, desenhado para permitir o acesso ao computador de crianças e adultos com deficiência. Ao contrário do teclado normal do computador, pode mudar-se o modo como o “IntelliKeys” se apresenta pela simples mudança de “grelhas”, adaptando-se às actividades pedagógicas que forem concebidas. Este teclado pode ser programado através de um programa específico “OverlayMaker” (também disponível em português) que permite criar grelhas personalizadas para serem usadas no teclado de conceitos, adaptando-se, assim, às mais variadas actividades pedagógicas. O programa permite, por exemplo, desenhar teclas para as grelhas, adicionar imagens, texto e movimentos do rato ou quaisquer outras funções e comandos às grelhas.O mesmo teclado pode ser usado também com grande sucesso no ensino regular, constituindo, assim, uma ferramenta eficaz na inclusão de crianças com deficiência.

Sistema de Símbolos Gráficos SPC

A fala é a forma de expressão mais utilizada pelas pessoas quando pretendem comunicar, assumindo uma importância fundamental na interacção social. No entanto, e no caso de indivíduos com algum tipo de incapacidade, essas interacções podem ser totalmente afectadas. Por exemplo, e no caso de crianças com deficiências neuromotoras graves, as incapacidades motoras originam nessas crianças restrições muito consideráveis em todo o seu processo de desenvolvimento pessoal, com reflexos necessariamente negativos nos processos de inclusão social e escolar.
No caso das pessoas que aliam às incapacidades motoras graves as dificuldades de comunicação, o problema torna-se ainda mais complexo. A Comunicação Aumentativa pode constituir um poderoso meio de combate às incapacidades mencionadas, constituindo “um conjunto de técnicas, ajudas, estratégias e habilidades, que uma pessoa sem comunicação oral necessita, para substituir a sua incapacidade de comunicar através da fala”. Sendo a Educação um direito fundamental de todo o ser humano, as crianças que comunicam utilizando formas de comunicação não verbais, ou seja, através da Comunicação Alternativa e Aumentativa (AAC) deverão também elas poder aceder aos currículos educativos, fazendo recurso aos sistemas aumentativos de comunicação e às tecnologias de apoio que os suportam. No caso de pessoas que estão impedidas de comunicar através da fala (como é o caso de alguns portadores de deficiências neuromotoras graves de que é exemplo a paralisia cerebral), não sendo a fala a sua principal forma de comunicação, tão precocemente quanto possível, deve proporcionar-se-lhes um Sistema de Comunicação Alternativa e Aumentativa (de que é exemplo o Sistema SPC) e uma forma de aceder aos símbolos, ou seja, uma tecnologia de apoio à comunicação simples ou complexa, mas adequada.
O Sistema SPC – Símbolos Pictográficos para a Comunicação – é o sistema gráfico para comunicação aumentativa mais usado a nível internacional e também em Portugal. A versão portuguesa (www.anditec.pt) surgiu na sequência da tradução e adaptação ao português do sistema americano PCS (Picture Communication Symbols) . É um sistema em que a maior parte dos símbolos são iconográficos, contendo principalmente símbolos transparentes, desenhados com um traço negro a cheio sobre um fundo branco. O sistema está traduzido em numerosas línguas e pode ser potenciado através da utilização de um software específico (Programa Boardmaker) que, sendo essencialmente uma biblioteca de símbolos do sistema SPC, permite a feitura rápida e simples de tabelas e quadros de comunicação, ou a utilização desses símbolos com um conjunto de programas de comunicação existentes no mercado de que é exemplo o Programa “Speaking Dinamically”, disponível, também, em português (http://www.anditec.pt/).